Atualizar a carteira de vacinação é essencial para evitar problemas na hora de viajar

As férias de julho chegaram e quem vai aproveitar para viajar precisa ficar atento à carteirinha de vacinação. Dependendo do destino final, algumas vacinas são indispensáveis, como a da febre amarela. Quem não estiver com as doses em dia, corre o risco de não embarcar. 

De acordo com a supervisora de imunização Ane Caroline Pontes, as vacinas contra febre amarela, sarampo, hepatites A e B e tétano são as principais durante o período de férias. 

“É importante atualizar a carteirinha pelo risco de contração de qualquer doença. Além disso, dependendo da viagem, a pessoa pode não conseguir embarcar ou não desembarcar”, explica. 

66 casos de febre amarela e 21 de sarampo foram confirmados pela Secretaria de Saúde este ano no Estado de São Paulo. Em Sorocaba (SP), há a confirmação de um caso de febre amarela em adulto e um caso de sarampo em criança.

A prefeitura reforça que não existe epidemia, mas é preciso intensificar a imunização. As vacinas são aplicadas nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. É só levar a carteirinha de vacinação e um documento com foto. 

Assim como viajar, se proteger também exige planejamento. A dose deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque. Esse é o tempo mínimo para a vacina fazer efeito no organismo. Aí sim, pode começar a arrumar as malas. Se a viagem for internacional, o cuidado deve ser redobrado. 

A estagiária Jandira de Almeida ainda não começou a planejar as férias, mas já sabe que a primeira iniciativa será atualizar a carteirinha. As vacinas contra o sarampo e a febre amarela não estão em dia. “Muito importante estar com a carteirinha sempre atualizada”, comenta. 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam das 7h até o fim da tarde.

Fonte: G1

You may also like...

Popular Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *